Podcast

Fundamentos da Dieta Keto

06
March
 
2024
.

Longe de uma dieta de moda, a dieta cetogênica, também conhecida como dieta cetogênica, está provando que está aqui para ficar. A atenção é bem justificada, já que a dieta cetogênica tem benefícios para atletas, perda de peso e várias outras condições relacionadas à saúde. E com ênfase no consumo de alimentos integrais, nutritivos e saborosos, muitas pessoas acham a dieta bastante não restritiva. Na verdade, alguns afirmam que nunca comeram melhor. Eles nem sentem falta dos carboidratos que já foram um alimento básico de sua dieta com baixo teor de gordura.

Mas, a dieta cetogênica é mais do que apenas beber café com manteiga e misturar óleo MCT em seu smoothie pós-treino. Se você está pensando em começar uma dieta cetogênica em breve, há muitas coisas a entender sobre como o plano de dieta funciona (e por que é tão eficaz). Vamos mergulhar profundamente na dieta cetônica e como ela funciona.

O QUE E O PORQUÊ DA CETOSE

A cetose é um estado fisiológico definido pela presença de corpos cetônicos no sangue. Os corpos cetônicos podem ser pensados como uma fonte de energia para o corpo, assim como carboidratos e gorduras. Muitos tecidos do nosso corpo podem usar cetonas. Você pode estar pensando: "qual é o uso das cetonas, se pudermos usar apenas carboidratos e gordura?"

As cetonas são frequentemente pensadas como um caminho energético "alterno"; o corpo humano evoluiu para criar cetonas fim de sobreviver a tempos de baixa disponibilidade de energia.

Por exemplo, quando os carboidratos na forma de glicose e glicogênio (a forma armazenada de glicose) são esgotados, uma cascata de sinais é iniciada no fígado que, em última análise, resulta na produção de corpos cetônicos a partir de ácidos graxos. Existem três corpos principais de cetona: acetoacetato

(AcAc), beta-hidroxibutirato (BHB) e acetona.

Em tempos de fome real ou condições de mimação da fome (como jejum prolongado ou dietas muito baixas em carboidratos), os cetonos se tornam uma fonte de combustível para o cérebro e o músculo esquelético, já que o açúcar no sangue é baixo. Isso pode permitir desempenho e função sustentados.

Graças à nossa prodigiosa quantidade de gordura armazenada, nossa capacidade de aproveitar essa fonte de energia é quase ilimitada. A capacidade de entrar em cetose está em todos, só temos que permitir que o corpo a alcance. Uma nota lateral importante. Tenha cuidado para não confundir a cetose fisiológica com cetoacidose, que na verdade é uma condição patológica que às vezes é encontrada em pessoas com diabetes.

{{rtc-divider}}

SUPLEMENTOS CETÔNICOS EXÓGENOS

Como alternativa para alcançar a cetose através do jejum ou de uma dieta cetogênica, suplementos cetônicos exógenos podem ser usados para induzir cetose.

As cetonas exógenas podem vir em formas como sais de cetônica e, mais comumente, ésteres de cetona, como o monoéster BHB. A ingestão de ésteres cetogênicas exógenos mostrou induzir cetose fisiológica sem uma dieta cetogênica ou jejum, com níveis chegando a 6mM.8

Alternativamente, os sais de cetona podem aumentar os níveis de cetona para cerca de 0,6mM.9,10 Óleos cetogênicos, como o óleo MCT, também demonstraram aumentar os níveis de cetonas no sangue.10